Escoliose

Você que acompanha meus dias através do meu blog, sabe bem que apesar de estar sempre com o sorrisão cativante, distribuindo simpatia e levando uma vida muito feliz, tenho cá minhas dificuldades e que requerem cuidados excessivos por parte da minha família juntamente com os muitos médicos que acompanham meu desenvolvimento.
Já tenho 5 aninhos e sei que apresento um quadro clínico muito bom, apesar de que dentre as consequências da mielomeningocele está a cifoescoliose  que, dentre outras coisas, não me permite uma postura ereta senão com o uso do colete ortopédico que faço uso desde os dois aninhos quando a curvatura da minha coluna começou a indicar sinais de escoliose. (mostragem  nessa postagem de maio 2005)

Estas duas  imagens abaixo são respectivamente minha coluna em maio/2007 e a segunda maio 2006 que segundo avaliação do meu ortopedista de coluna já requer cirurgia imediata mesmo com o uso do colete de forma regular; e para tanto, estamos nos preparando para o dia X

 re as consequências da mielomeningocele de Camila

 

  Observa-se que essa coluna do RX que é a minha coluna na forma que se apresentava em maio de 2005 tem uma curvatura grande e que a partir daí passei a usar colete. Os coletes funcionam bem para curvaturas de até 45 graus. Quanto menor a curvatura, mais eficaz será o colete. Acima de 45 graus, um colete será ineficaz , e a cirurgia é o tratamento de escolha. A detecção precoce e o tratamento com um colete pode desse modo prevenir pioras que exigiriam cirurgia.

Verifica-se que as  curvaturas dos RX atuais são menores por terem sido tiradas já com o colete.

89 thoughts on “Escoliose”

  1. ola tenho 18 anos e fiz raio x e no diagnostico que radiologista deu é que eu estou com desvio na coluna dorsal e a cervical . eu nao sei o que e isso mas eu vou passar no clinico geral pra ver o que é.tenho um pouco de medo pq o meu pai falou que eu vou ter que operar.to com um pouco de medo ma se for essa a solucao para acabar com minhas dores eu arisco a cirurgia pq nenhum remedio esta resolvendo as dores… bjsss sabrina .
    Varginha,04 de marco de 2011

  2. Olá. Minha folha tem apenas 9 meses de idade e decobrimos que ela tem escoliose congênita evolutiva. Meu Deus que susto. eu gostaria de saber com quantos anos você descobriu seu problema e também qual é a idade miníma para se fazer esse tipo de cirurgia. Procuro informação de todos os lugares possíveis. Se algém tiver informação por favor me ajude. Um beijo pra você.

  3. Olá… tenho 23 anos descobrir minha escoliose aos 13 anos.Tinha na època 40 graus de curva usei o colete dois anos e meio, sofri muito com ele tenho marca no corpo ate hoje… sinceramente nao acho que vale a pena optar por este metodo pois a minha experiencia nao foi satisfatoria; pois diminuiu apenas 2 graus.
    Desde os 17 anos que nao vou mais ao medico, mas agora vou casar e penso em ter filhos entao voltei a preoucupar de novo… vou ao medico na semana que vem se for preciso vou fazer a cirurgia nao por mim pois convivo normalmente com a escoliose nao sinto dores neuhuma e pelo fato de ter cabelos longos sempre uso solto passa despersebido pelas pessoas…mas vou fazer pelos meus futuros filhos pois ser mae e um dos meus maiores sonhos e por isso sou capaz de qualquer sacrifricio,ate mesmo vencer o meu medo!!! quem quizer compartilhar informaçoes sobre o assunto meu email e : elisabetedias87@hotmail.com estou a disposiçao.thau… beth

  4. Bom dia.

    Gostaria de tirar uma duvida,pois tenho cifoescoliose idiopatica adquirida na adolescencia,e gostaria de saber se posso engravidar,pois tenho 28 anos e tenho o sonho de ter filhos,mais ate agora n’ao conseguir engravidar,voce poderia me tirar essa duvida

    aguardo a resposta

    desde ja deixo meu agradecimento

    Claudiane

  5. Tenho uma irmã com escoliose cifose 90 graus, precisa de cirurgia. Gostaria que alguemme dissesse como foi a cirurgia e o Pos operatorio.Que Deus abençoe a todos.Minha irmã tem 15 anos.

  6. oi camilinha, meu nome é adrielle, tenho 20 anos e desde os 11 convivo com a escoliose, já fiz três cirurgias por que as duas primeiras não foram suficientes para reduzir minha escoliose, que já chegou ater 77 graus, com apenas 14 anos eu já rea bastante tortinha e inclusive, passei por situações de alto preconceito por conta disso, hoje levo uma vida quase normal, já que quem faz cirurgias deste tipo não pode pegar em peso, praticar alguns esportes, etc…sabe, o que eu quero te dizer é que, mesmo que as pessoas riam de vc por que vc usa colete, ou gesso, não ligue. Oimportante é que vc está se cuidando para que um dia tenha uma vida melhor e mais saudável.

  7. Oi, tenho 22 anos descobri que tinha escoliose com 11 anos, procurei medicos que pudessem pegar meu caso,pois o grau da escoliose já era alto e moro em uma cidade pequena sem suporte para esse tipo de problema. Então fui em um medico em piracicaba que disse que meu caso era cirurgico, me encaminhou pra unicamp fiz duas cirurgias quando tinha 14 anos, coloquei 11 pinos e 2 hastes. A escoliose estabilizou e estou muito bem graças a Deus.

  8. Olá Camila, meu nome tbm é Camila, tenho 16 anos e tenho escoliose sofro muito com o preconseito, e náo vejo ahora de faser a cirugia, tenho 51 graus, mas deve ter aumentado, ja fiz dua vezes isames pré operatorio mais ate agr nao fiz a cirugia. Náo vejo a hora de fazer e amenisar o desvio que tenho..

  9. Oi meu nome é Mayara eu descobri que tenho escoliose há uns 7 anos atrás quando estava na terceira serie e como a maioria das crianças era mto muleka e nunca me preocupei, na época tinha 21 graus e comecei a fazer fisioterapia porem alguns anos depois vi q só tava aumentando pois eu já estava com 31 graus, então mudei de fisioterapeuta e comecei a usar colete tbm, diminuiu para 28 graus mais depois aumentou p/ 36, e mes passado eu fui consultar um cirurgião de coluna e qdo ele mediu meus exames viu q ñ era 36 graus e sim 45, eu fiquei com tanto medo.Agora ele pediu um novo raio x e eu fiz sabado passado e to esperando o resultado do exame só q ñ consigo parar de chorar tenho muito medo de ter realmente aumentado o grau e eu ter de fazer a cirurgia o medico me disse q é mto arriscada e eu posso ficar em uma cadeira de rodas, e o pior é q a culpa é toda minha eu quase nunca uso o colete por vergonha e incomodo, nem faço os exercicios posturais em casa por preguiça. Eu to morrendo de medo !! eu fui tão burra me arrependo tanto pena q agora pode ser mto tarde !! Eu to me sentindo tão sozinha, tão pequena e insignificante!!

  10. Ei pessoal, td bm?
    Meu nome é Camila, tenho 22 anos. Operei há mais ou menos 7 anos. Tive escoliose Lombar, 45º.
    Tive medo, muito medo mesmo. Usei o colete por 2 anos. Mas graças a Deus, minha cirurgia foi um sucesso! Hoje faço de tudo, tenho uma vida normal (só para amarrar o cadarço do tênis é que há um certo probleminha! rsrrs…Brincadeira!!). Quem quiser saber, na íntegra, como foi, me add no msn: milagex@hotmail.com
    Fé em Deus galera!!!
    Bjos!

  11. Oi gente, tenho 23 anos e nasci com escoliose devido a problemas de gestação da minha mãe. Não foi fácil. Passei a minha infância inteira usando coletes e indo a Belo Horizonte, no Hospital da Baleia, fazer tratamento. Como toda criança, não gostava de usar colete, porque ele era grande e muito chamativo. Por isso, muitas vezes dei birras e me negava a usá-lo. Fui uma criança mimada. Quando estava na oitava série, meu médico resolveu me operar. Tive muito medo, mas isso é uma insegurança normal. Toda cirurgia assusta, hoje vejo como fui boba. A cirurgia foi um sucesso. Em menos de dois dias já estava em casa. Claro que dói, mas é momentâneo. Hoje nem lembo da dor. Levo uma vida normal. Minha coluna, devido a falta de uso do colete depois da operação e a falta de postura, ainda tem uma curvatura. Vou reiniciar o tratamento, vou começar a fazer natação e tentar melhorar minha postura. Para as crianças, aconselho a usar o colete, ele ajuda sim. Se for preciso cirurgia, tentem sem medo. Hoje, a medicina é muito moderna e os recursos são muito maiores do que na época que fiz. Muitas vezes me perguntei: poxa, por que eu? Nunca descobri a resposta, mas em vista de muitos outros problemas que as pessoas enfrentam esse ainda é menor. Aconselho a fazer tudo o que o ortopedista sugerir, eu poderia ter me curado completamente, mas fui infantil. Ouçam os pais de vocês, eles sabem o que dizem. Agora, pode ser chato usar, mas lá na frente é bem pior…Abraços e boa sorte

  12. Gente, desculpa, falei que operei na oitava série, mas foi na quinta, aos 11 anos. Tem tantos anos que nem me lembro direito. Quando fui operar meu médico disse que a cirurgia poderia perfurar o meu pulmão. Ele está intacto até hoje, a não ser quando tenho crises de asma, brincadeira. O acompanhamento de um bom profissional é fundamental. Como sou mineira, tratei em BH. O tratamento foi excelente, o Hospital da Baleia é referência nacional na área ortopédica e se não me curei completamente foi por culpa minha.

  13. Oiiiiiiiiiiii meu nome é Erica tenho 22 anos e operei já a dois meses de escoliose,tive que operar 2 vezes.To em casa vai fazer 1 mês e to achando tudo estranho,meu corpo.A curvatura diminuiu muito mais ficou ainda um pouco alto.Eu operei no INTO é lá é um hospital de primeira.Deus me enviou pro um lugar maravilhoso com pessoas como anjos.bjos

  14. Oie Camila!!!!!meu nome é walisson e tenho escoliose a uns 8 meses,,eu descobri q tinha a pouco tempo,devido umas dores q sentia nas costas e nao sabia o que era,mas graças a Deus ainda esta no começo,mau da para perceber vou ter que fazer fisioterapia e tenho fe em Deus que vou ficar bem e espero que ele te abençoe e te der muitas alegrias em sua vida bjs>>>.

  15. olá camila tenho uma sobrinha de 13 anos e ha um mes descobriu a escoliose,minha irma esta indecisa quando a cirurgia,se libera ou não nos ajude vc fez a cirurgia,como vc esta depois quais foram os riscos vc ficou com sequelas bjus fica com Deus

  16. Olá Pessoal,

    Não sabia que tantas pessoas assim sofriam com esse mal, sou operada de escoliose e minha cirurgia foi um sucesso….Na época tinha 14 anos hj tenho 24, nem lembro q sou operada e tenho platina em toda coluna, operei em Curitiba, no hospital Pequeno príncipe, o médico Carlos Eduardo(se não me falha a memória) meu ídolo…nem cicatriz direito ele deixou, deu pontos internos, minha costa que era motivo de vergonha e chacota está linda, quem não sabe nem percebe…Só tem uma pequeníssima diferença no superior direito, quase imperceptível pq não usei o colete pós operatório direito…Tirava com vergonha do namorado….O arrependimento, estaria melhor ainda…..

    Sobre a cirurgia….É bem dolorosa, tomei morfina por uma semana no hospital para aguentar a dor…. Depois foi melhorando…Demorei uns 15 dias para começar a sentar na cama….Mas valeu cada minuto….Hj sou feliz, tenho uma filha linda que tive aos 19 anos de parto normal…E sou casada com o namorado do colete….

    Boa Sorte a todos!!!!! Se tiverem dúvidas podem me mandar email…..

  17. Oi camila, meu nome é Thainá tenho 15 anos, tenho escoliose desde que comecei a andar, mais só vim perceber que tinha quando tinha 14 anos, segundo o meu ortopedista com o uso do colete até 6 meses corrigia mais eu tenho medo, pois além de ser desconfortavél eu ainda não voltei pra ele pra saber o colete corrigi mesmo tenho escolar dorsal lombar, sofro mt com o preconceito já me chamaram até de alejada .. não o que faço se uso ou se não, vc poderia me ajudar?

  18. oi camila, meu nome é nayara e tenho 13 anos. eu tenho escoliosee devo fazer a cirurgia, ela estar marcada para 2 semanas e estou morrendo de medo será q vc poderia me dar dicas de como manter a calma n conto q estou com medo para os meus pais e meus migos não entendem o que é e como devem agir espero q vc possa me ajudar. parabens pela luta,obrigada

  19. Pingback: ortopedia online
  20. eu tbm tenho escoliose teho hj 17 anos descobri aos 13 anos tenho 60grus de curva faço tratamento na unsp de botucatu no inicio os medicos falaram q eu ia fzr cirugia em 6 meses estao acompanhando meu caso a 4 anos na minha ultina consuta q foi em janeiro 0012eles passaram nataçao fas 8 meses q eu estou fanzendo nataçao a 8 meses tenho retorno dia 31 de outubro eles tambem pediram resonancia vou fzer dia 9 de outubro estou colocando tudo mas maos deus ah meu nome e larissa q deus esteja com todas nois

  21. magnificent points altogether, you simply won a new reader.
    What might you suggest in regards to your publish that you
    just made some days in the past? Any sure?

  22. Hmm is anyone else having problems with the images on this blog
    loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the
    blog. Any feed-back would be greatly appreciated.

  23. Someone necessarily lend a hand to make seriously articles I would state. This is the first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the research you made to create this actual put up incredible. Fantastic process!

  24. Just want to say your article is as amazing. The clearness on your put up is just spectacular and that i can suppose you are a professional in this subject. Fine along with your permission let me to seize your feed to stay up to date with forthcoming post. Thanks 1,000,000 and please keep up the enjoyable work.

  25. That could be an awesome blog page, thanks a lot in
    this. I would in order to yahoo with regard to a number of time to look for this specific
    decide to put.
    I actually hate whenever each time I yahoo intended for articles
    and reviews that will take a look at I generally get hold of
    pointless articles or blog posts and a whole lot trash.
    Anyone evidently opt for attention with all the junk mail in addition to continue to keep your website clean
    up as well as high-quality. Can you have any tips intended for my very
    own weblog?

  26. An impressivve share! I’ve just forwarded this onto a coworker who hass been doing a little research on this.
    And he actually bought me dinner due to the fact that I fond it forr him…

    lol. So allow me to reword this…. Thaanks for the meal!!
    But yeah, thanks for spending some time
    to talk about this tolpic here oon your website.

  27. It is referred to as Like Farming. Here’s how it functions.

    A person creates a page and starts posting images inspirational quotes or other innocent content material.
    You like the web page and it now shows up consistently in your news feed.
    facebook likes hacker (www.ufpa.br)

  28. minha filha ja colocou silicone 2 vezes em menos de 3 anos e quer pela 3ª vez aumentar p 450ml. porem ela se esquece que tem escoliose lombar, e penso que num futuro proximo venha sentir dores de coluna devido esse aumento, uam vez que ela tem ombros estreitos. Será que podera causar problemas mais tarde? tenho uma enorme preocupação. com isso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>