Você que acompanha meus dias através do meu blog, sabe bem que apesar de estar sempre com o sorrisão cativante, distribuindo simpatia e levando uma vida muito feliz, tenho cá minhas dificuldades e que requerem cuidados excessivos por parte da minha família juntamente com os muitos médicos que acompanham meu desenvolvimento.
Já tenho 5 aninhos e sei que apresento um quadro clínico muito bom, apesar de que dentre as consequências da mielomeningocele está a cifoescoliose  que, dentre outras coisas, não me permite uma postura ereta senão com o uso do colete ortopédico que faço uso desde os dois aninhos quando a curvatura da minha coluna começou a indicar sinais de escoliose. (mostragem  nessa postagem de maio 2005)

Estas duas  imagens abaixo são respectivamente minha coluna em maio/2007 e a segunda maio 2006 que segundo avaliação do meu ortopedista de coluna já requer cirurgia imediata mesmo com o uso do colete de forma regular; e para tanto, estamos nos preparando para o dia X

 re as consequências da mielomeningocele de Camila

 

  Observa-se que essa coluna do RX que é a minha coluna na forma que se apresentava em maio de 2005 tem uma curvatura grande e que a partir daí passei a usar colete. Os coletes funcionam bem para curvaturas de até 45 graus. Quanto menor a curvatura, mais eficaz será o colete. Acima de 45 graus, um colete será ineficaz , e a cirurgia é o tratamento de escolha. A detecção precoce e o tratamento com um colete pode desse modo prevenir pioras que exigiriam cirurgia.

Verifica-se que as  curvaturas dos RX atuais são menores por terem sido tiradas já com o colete.


  
84 Responses to “Escoliose”
  1. daniela says:

    gostaria de saber como está você agora camila como foi a cirurgia? minha filha passa pelo mesmo problema e tenho que decidir se autorizo ou não a cirurgia dela, ainda tenho muitas duvidas e medo.
    Um Abraço!

  2. Ingrid says:

    Ola Camila tenho 14 anos e tenho problema de escoliose meu caso ja é bem avançado pq demoramos descobri talves colete não resolva mais meu problema so que tenho muito medo da sirurgia.É bom saber que eu não estou so nessa luta que existem pessoas com as mesmas duvidas que eu tenho

  3. Luiz Daniel says:

    ola camila eu venho percebendo que meu ombro direito esta mais alto que o esquerdo … tbm quando fasso alguns esforços sinto dores nas costas!! isso seria uma escoliose? fui ao clinico geral hoje “30/01/2008″ ele me pedio um RX da coluna etc… tirei o RX e so buscarei o exame dia 02/02/2008 ou se nao somente dia 11/02/2008 mais com essa demora toda do exame estou preocupado! pois fasso academia e tenho medo do meu suporto problema piorar!

    será que vc tem alguma dica pra mim ou algum conselho?

    att.

  4. Bob says:

    It sounds good, I love the simplicity. Your posts are easy as a pie and really attractive at the same time.

  5. Deise says:

    Ola camila
    tenho 12 anos e tenho escoliose a 2 anos. Meu caso foi quando eu tinha 9 anos aos 10 eu usava colete, aos 6 e 6 meses eu fazia um Rx pra ver como que tava minha coluna, aos 11 anos minha coluna tinha melhorado eu tava com 14 grau. (^^)
    Os medicos me puseram em Obs aii eles falaram que em 6 meses eu teria que fzr o RX pra ver se a escoliose não voltava , pois bem fiquei um ano sem, e voltei pra fzr Rx. Eo quando fiz o Rx eu fui pra ortopedista ver como tava minha coluna.Quando fui ver eu estava com esperança que eu iria ficar com alta ,ate que falaram que eu precisava usar de novo pois, tinha aumentada para 30 grau . Naquele momento eu fikei muito triste, mas o medico viu que estava meio tristinha e ele mandou escolher entre o colete ou cirurgia!

    O meu medo se eu tivesse que opera , os medicos falaram que a operação podia ser agressiva

    Mas eu prefiro tentar o que opera , eu as vezes tenho vergonha o que os outros acha, mas eu sei que vergonha não vai consertar o problema que tenho, mais sim tenho que ter orgulho pela opurtunidade que os medico me deram!

    Abraços!!

    Deise

    Ps: espero que vc esteja bem Camila, e que sua operação tenha dado certo.

  6. Daiane says:

    Olá Camila, e amigos que lerem meu comentátio.
    Bom, meu nome é Daiane Ferreira Ramos tenho 18 anos graças a deus hoje eu sou muito feliz, apesar de passado por tudo que eu ja passei, descobri que tinha escoliose aos 8 anos de idade, e meu casa ja era grave, mas mesmo assim usei o colete por 2 meses, não vendo resultado, meus médicos que me acompnhavam, indicaram a cirurgia para corrigir a postura, por tanto o que eu mais queria era tirar o lado mais alto da minha coluna, e até teria a cirurgia pra tirar, mas eu poderia perder os movimentos de minhas pernas, então optei só pela cirurgia para correção, Minha cirurgia foi marcada para o dia 06/09/07, no dia da cirurgia fui até o hospital,mas não pude fazer a cirurgia por eu não estar em condições, estava muito nervosa, com muito medo, medo de não resistir, então fui liberada e voltei pra minha casa, passada uma semana, voltei ao hospital, e enfim realizei minha cirurgia, foram mais de sete horas na mesa de cirurgia, levei mais de 35 pontos, fiquei internada 10 dias, voltei para casa com minha coluna injessada, depois usei o colete ortopédico por 2 meses, e hoje após quase 10 meses, apesar de não ver resultado nenhum da cirurgia, pelo contrário só vi piora, sinto muita dor e muita falta de ar, passo mal a toa, e antes da cirurgia eu não sintia nada disso, mas hoje sou muito feliz, porque agora as pessoas ve e entendem o porque de eu ser corcunda, sofri muito com o preconceito e até hoje sofro, mas com a cabeça erguida, pois agora as pessoas me respeitam, e hoje eu quero aproveitar o espaço para agradecer primeiramente a deus que esteve sempre do meu lada, minha familia que me apoiu muito, amigos que rezaram muito por mim e vc Camila por essa pessoa batalhadora que vc é, parabéns pelo seu esforço, beijos pra todos e fiquem com deus..

    Bjinhosss no coração……

  7. maria eduarda menezes says:

    ola..
    tenho 15 anos e decobri q tinha uma escoliose toráco lombar ‘d’, ha + ou – com 12 anos, mas so fui me tratar com 14 anos.. agora os medicos disseram que terei q usar o colete.. estou com mutio medo de ser rejeitada pois amigos meus ja disseram q vão rir de mim…
    estou desesperada pois tenho medo ate do meu namorado me deixar…
    ta sendo duro ir contra os medicos…
    pois ainda tenho esperança q nao precisarei de usar o colete..
    queria saber se eu praticar rpg e nataçao pode melhorar ou eu preciso de usar o colete?????
    me responda estou desesperada

    bjusssssssss dudaa

  8. CASSIANA MENEZES SANTOS says:

    OLÁ
    MEU NOME É CASSIANA TENHO UMA FILHA CHAMADA DANDARA,ELA TEM 7 ANOS
    SEMANA PASSADA DESCOBRIMOS QUE ELA TÊM ESCOLIOSE IDIOPATICA.OS MEDICOS DISSERAM QUE ELA VAI TER QUE USAR O COLETE MAS COM 10 ANOS ELES QUEREM OPERA-LA
    ESTOU COM TANTO MEDO POIS MINHA FILHA É A PESSOA MAS IMPORTANTE DO MUNDO P/MIM,ELA ESTÁ COM 50GRAUS,VC ACHA QUE NÃO TEM UMA ESPERANÇA DE MELHORAR SÓ COM O COLETE.
    OBRIGADA FIQUE COM DEUS….

  9. cliscia castro says:

    oi linda.. eu sou estudante de fisioterapia.. e sei o quanto e ruim p´rincipalmente para uma criança ter um grau tão grande de escoliose… mais espero que isso nao apague esse seu sorriso tão lindo espero que a sua cirurgia tenha sido otima… tanha muitas felicidades eu to aki em macapa torcendo por vc!!!

  10. erick says:

    Oi Camila, meu nome é Erick e tambem sofro de escoliose idiopatica, ja havia notado a alguns anos mas nunca dei muita atençao ao problema por pensar que o tratamento seria “rapido” e “facil”. Hoje com 17 anos resolvi ir ao ortopedista e apos a consulta tirei o raio-x, resultado quando percebi o desvio que eu tinha eu comecei a chorar no consultorio heheh imagine so a cena, tinha escoliose toraco-lombar isso foi mais ou menos ha uns 3 meses 15 dias atras. Fiquei meio que desesperado desde entao, mas foi entao que um pastor amigo dos meus pais veio a mim e fez com que eu refletisse sobre o problema, desde entao pedi muito a Deus para que ele me ajuda-se na com a minha coluna, ate ai meio discrente ate entao, segui os tratamentos fazendo nataçao,rpg e fisioterapia e voltei ao consultorio mais ou menos 3 meses apos o ultimo exame, surpresa !! quando bati um novo raio-x vi que o meu desvio antes um “S” ja nao era mais, logico que ainda estava com um desvio grande mas tinha melhorado bastante em menos de 3 meses e olha que eu tenho 17 anos, desde entao percebi que Deus estava comigo me abençoando. Percebi que quando se tem fé tudo e possivel… e ainda tenho total confiança em deus que vou melhorar muito mais…. por isso passo minhas energias positivas para voce e tenho certeza que vc ficara bem melhor. Ps: tenha fé. Porque Deus acredita em vc.

  11. monica says:

    Olá Camila,gostaria de saber se vc fez a cirurgia e se sim em qual hospital?Estou tentando buscar informações de hospitais que realizam a cirurgia de cifoescoliose para minhaa prima de 6 anos que tb se chama Camila e quem está com problemas respiratorios que vem se agravando.Infelismente ela está na fila mas deram prazo de até 10 anos ela trata na AACD.

    Grata

  12. sofia says:

    ola camila.
    o meu nome é sofia, tenho 14 anos e tenho o mesmo problema que tiveste. vou ser operada daqui a mais ou menos 2 meses poois ja tenho um desvio de quase 90º.
    queria que me contasses sobre a tua operação, como foi, pois estou com muito medo.
    beijinhos :)

  13. TAISINHA PLAY says:

    EU QUERO UMA CONCLUSÃO DE ESCOLIOSE PARA O MEU TRABALHO, PLEEEEASE! =D

  14. vdo says:

    olá camila..

    eu tenhuu 16 ANos e tambem tenho uma escoliose neuromuscular e estou à espera de ser operada, pois já está muito avançada, apesar de ter usado colete… sim eu usei colete e digo–vos que no inicio foi muito dificil, nao foi pela rejeição, mas pelas dores que tive nas costas nos primeiros dias..eram insuportaveis…depois veio o gozar dos meus colegas, mas isso passavame ao lado…só penso que isto que me está a acontecer i que acontece a muitas raparigas, aparece de ser sempre Às pessoas erradas, Àquelas que nao merecem…agora que espero cirurgia penso que vai correr mal i começo a chorar , pois acho que nao mereço isto…acho que ninguem me compreende…mas pronto a vida é assim i tenhu k me conformar que a minha é para continuar sem rumo, uma vez que nao sei o que fazer e tenho muito medo da cirurgia… mas quero dar-te o meu apoio pois és uma rapariga muito forte, porque na tua idade é muito dificil esta doença.. uma vez que este problema aparce maioritariamente a raparigas, devemosnos apoiar umas Às outras.
    apesar de ter escoliose ela causoum problemas respiratórios…
    peço tambem Às pessoas que qundo se apercebem que alguem tem este 8ou outro) tipo de problema para nao olharem nem virarem a cara nem comentarem, porque isso é muito mau para nos sentir essa rejeição..afinal nao temos culpa de ter isto…

  15. NETO SANTANA says:

    Caros amigos(as)
    bom dia!

    Nessa semana fomos mais uma vez ao médico de minha filha Roberta (Lindinha), chamo-a carinhosamente assim. Na anti-sala do médico fiquei um pouco apreensivo, pois havia dado uma olhada no Riox que havíamos feito numa cidade próxima daqui, pois na nossa cidade não faz esse raiox mais completo. Observei que a curvatura da coluna de minha filha ja havia 32 graus de desvio, contudo, fiquei pensando muito na minha, e na fé que todos aqui temos em Deus, e cheguei a uma conclusão. Poxa acreditamos em Jesus, e ele prometeu a todos nós, que se confiarmos nele, jamais nos abandonaria. Entramos na sala do médico para ouvir de sua boca as providências a serem tomadas. Contudo, eu aqui quietinho já imaginava o que o mesmo iria relatar, que diante do resultado do RX seria recomendado uma cirurgia. Que a sua idade de 14 anos seria uma idade adequada para esse procedimento. Nesse momento estamos procurando pessoas conhecidas que tiveram casos na família semelhante a esse, pois queremos ver experiências de terapia e mesmo de pessoas que submeteram-se a intervensões cirurgicas com esse problema.
    Ela nesse momento já tem um crescimento lombar direito, com curvatura de coluna de 32 graus.
    Diante disso tudo acima relatado, em nenhum momento perdi a fé e mesmo a esperança, que a nossa filha Lindinha, terá seu problema resolvido, pois não mediremos esforços e fé, que em algum lugar e procedimento necessário, dar a ela o conforto e a anatomia de seu corpo uma satisfação para sempre.
    Não desanimem, não tenham medo, pois a fé provoca em nosso coração o sentimento da esperança, e quem confia em Jesus, sabe que tudo isso será uma questão de tempo, para que nossa Lindinha fica boa depressa e da mesma forma todos vocês.

    Um forte abraço fraterno em todos.

    Neto Santana РCambori̼ РSC РBrasil 1719.

  16. zenaide storino says:

    DEscobri minha escoliose aos treze anos e aos quinze ela estacionou,mas o mal ja estava feito.E necessario fazer manutencao regular com fisioterapeutas qualificados.Em outubro passado escorreguei ao sair da piscina e ate hoje sinto um barulho na base lombar,coisa que me incomoda muito.Ainda nao fui ao medico(falha minha)mas estou com medo.

  17. GISELLE DE OLIVEIRA RAMOS says:

    Oii,bom eu tenho 27anos decolbri q estou com escoliose com convxidade para esqueda,escoliose levoconvexa,gostaria q alguem me explicasee mellhor esse problema,pois sinto muitas dores,estou tomando remédio p liviar a dor,mas nos primeiros dias q comeceia sentir dor nem consiquia anadr direito.
    Meu email p contados é gisalilica@yahoo.com.br,aguardo

  18. GISELLE DE OLIVEIRA RAMOS says:

    OIII,eu tenho 27 anos,descobri q estou com escoliose com convexidade para esquerda e escoliose levoconvexa.pois sinto muitas dores,tomo remédio p aliviar,gostaria de saber melhor sobre esse problema.

  19. graziele dos santos says:

    ola meu nome é graziele tenho 28 anos e sou casada si alguem tiver a mesma doença que eu tive entre em contato comigo graziguel209@hotmail.com bjos….

  20. graziele dos santos says:

    oi sou eu di novo a grazi minha doença se chama miélominingocele deu na ultima vertebra da minha coluna ok….

  21. cicero lessa says:

    Boa noite a todos, gostaria de saber do Neto Santana se o problema da filha dele foi resolvido e de que forma, se foi através de cirurgia ou não, pois a minha filha tem este mesmo problema e já se encontra com 32 graus e o medico falou que seria cirurgia, estamos muito preoculpados.

    Um abraço a todos

    Maceió – Alagoas

  22. Aline says:

    Oi Camila!

    Tenho 25 anos agora, mas quando descobri que tenho escoliose tinha apenas 11. Fomos a um médico ortopedista, que me indicou apenas natação e fisioterapia. Fiz a fisioterapia, mas não tive condição de fazer natação por que morava num lugar muito ermo, sem acesso a clubes ou piscinas para ter aulas. Não tinha também dinheiro para ir buscar esse tratamento em outros lugares, então fiz apenas a fisioterapia mesmo durante um ano. Revoltei-me por ter me prejudicado na escola(a fisioterapia era no horario de aulas e perdi um ano por faltar muito) e não ter visto melhora alguma, então abandonei a fisioterapia também.
    Quando já estava com 15 anos, fui a outro médico. Este disse que o procedimento usado pelo outro me prejudicou, pois ele deveria ter me indicado o uso do colete, e isso ele não fez. Então fui encaminhada para o Hospital Sara em Salvador, onde me ensinaram alguns exercícios posturais para eu fazer em minha casa, sozinha, já que eu morava muito longe de Salvador.
    Fiz por alguns anos, mas com o tempo comecei a relaxar, e hoje em dia não pratico exercício nenhum. Estou vendo o tempo passar e minha saúde piorar. O que mais me prejudicou foi o meu comportamento depressivo e auto destrutivo. Deveria ter me empenhado em buscar ajuda médica especializada e financeira há mais tempo, mas quero tentar correr atrás desse prejuízo enquanto posso.
    Arrependo-me de não ter corrido atrás da minha saúde mais cedo, mas estou fazendo isso agora. Torça por mim. Meu caso é bem grave, freqüento a Universidade apulso, e parece que nesses dois anos e meio de estudo tenho piorado muito, talvez pelo desgaste físico do dia-a-dia, o leva e trás de livros pesados… enfim. Agora vou à luta! Estou decidida a me curar! Sorte e sucesso na minha e na sua empreitada!

    Bejão!!!

  23. Deborah says:

    Oii!
    como vc estáa Camila?
    entaum eo também tenho ESCOLIOSE + a minha tá c/ 10º…tomaráa k naum aumente!Beiijos!

  24. fabiana ricardo soares says:

    oi eu tenho este mesmo problema descobri a oito anos meu filho tinha dois anos e eu comecei a sentir dores então fui ao ortopedista e descobri fiquei muito preocupada mas mudei minha rotina e as dores sumiram hoje tenho um bebe de 1 ano e sete meses estou sentindo muitas dores em todo corpo as vezes na perna outra nas costa e até dor no pescoço tenho medo de voltar ao medico e descobrir que piorou por isso queria saber se esse colete que vc usa foi indicado por um profissional ou vc comprou por si só ? bjs melhoras pra vc

  25. Ana says:

    meu filho tem 15 anos e meio, descobri agora a escoliose com 14 graus coob, a fisioterapeuta rpg disse ser 90 % postural, o q me dizem por favor? Deus os abençoe muuuito.

  26. Núbia Santana!! says:

    Olá Camila!!!!!!!
    Pesquisando onde fazer cirurgias para escoliose descobri seu site!
    Eu tenho 22 anos;farei 23 em agosto!
    Tenho escoliose,descobri isso aos 13 anos,minha mãe com muita dificuldade comprou o colete para mim,mas por vergonha eu não usei! E hj sofro muito com isso,tenho mais vergonha agora pq já aparece muito: nos meus seios,pernas…é horrível…e fico feliz em saber que vc está sendo curada!!

    bjossssssss

  27. jaqueline says:

    oi tudo bem meu nome é jaqueline e eu tenho 12 anos………eu queria saber se vc está
    bem agora????
    pq eu estou passando por isso eu uso um colete….mas o colete não está adiantando
    e vou ter que fazer uma cerurgia………queria saber se vc está bem
    por favor me responda….tá beijos tachau tchau

  28. jaqueline says:

    oi camila eu de novo a jaqueline….eu tenho 45 graus de escoliose e estou á espera de ser operada…por favor
    quem tiver esse prblema igual o meu por favor entre em contato comigo…o meu msn é jaqueaperfect_@hotmail.com

  29. monica says:

    olá Camila tenho escoliose descobri com 16 anos,hj tenho 27 desde q descobri faço tratamento ja fiz duas vezes rpg mas meu caso nao adianta mais so a cirurgia mesmo tenho 50graus estou pensando ,to procurando saber opinião de outros medicos enquanto isso to fazendo os exames pré operatorio que o medico pediu o medico explicou q não mexe com a medula por isso so tem 1 porcento de risco que hj em dia a medicina ta bem avançada acho que to preparada dia 22/072009 tenho a consulta que vai ser decidida se opero ou não espero que de tudo certo em nome do senhor fique com deus bj.

  30. sam says:

    Olá Camila! tenho 15 anos meu caso estar avençado o q faze? tenho um pouco de medo de cirurgia como foi a sua? quero mim tranquilizar mais… então mada uma dica do q fazer ok..?

  31. kelly says:

    olá camille meu nome é kelly e eu tb tenho o mesmo problema que vc pois meus pais só foram ver a minha escoliose quando eu tinha 12 anos,minha escoliose esta muito avansada pois eu vou botar o calete e se DEUS quiser eu vou melhorar e vou voltar a ser perfeita pois eu tenho muito medo de ter que operar e eu não tenho corpo o suficiente para uma operação pois se eu ter que operar eu vou ficar entre a vida e a morte,se DEUS quiser e ele quer todos nós vamos melhorar desta cituação juntos,bjs foi bom ter me disabafado com uma pessoa que tem o mesmo problema que eu!!!

  32. Jéssica says:

    Oi gente, eu tenho 12 anos e tambem tenho escoliose, eu descobri esse ano e estava no começo com uma curvatura na lombar de 20° e uma mais em cima com 25°. O Ortopedista falou q era para mim fazer pilates e voltar depois de 3 meses, os 3 meses passaram e a minha escoliose melhorou, ficou com 20° novamente na lombar e 18° na parte de cima. Fiquei muito feliz e me emploquei com o tratamento. Continuei fazendo o tratamento e depois de 3 meses minha escoliose piorou de 18° foi para 32° e de 20° foi para 25°. Foi muito dificil pq o medico disse q eu teria q usar colete, e bom ta sendo muito dificil para min, faz pouco tempo q ele ficou pronto e eu ainda não me acostumei, espero q o colete resolva pq ta sendo muito dificil e eu não quero passar por tudo isso e depois minha escoliose piorar.
    Bjs

  33. Julia says:

    Olá Camila, gostaria de saber seu e-mail, para trocarmos informações, pois meu afilhado de 4 anos tem escoliose toracolombar, descobrimos agora e não temos com quem compartilhas as informações(estamos assustados).

  34. eva says:

    olá Camila tenho tb escoliose e como a foto ai apareçe estava igualzinho ao meu mas esta abaixando obrigado bjs…

  35. Vander says:

    OI Aline vc que vai encarar uma nova empreitada, qual seu email? passe neste vandelao@hotmail.com

    Grato

  36. miguel says:

    tenho 14 anos acabei de saber que posso ter escoliose fui me informar e estou com medo que aconteca alguma coisa comigo sou um bom desportista jogo hanball e nunca me apercebi que posso ter escoliose nao digo a minha que tenho medo para ela nao se preocupar.

  37. Bel says:

    Oi Camila, tenho 12 anos, descobri a mais ou menos 3 meses que tenho escoliose em C, e estou com 14 graus ainda. O meu médico recomendou o uso do Colete Putti, e RPG ou pilates. Usei o colete 2 meses, e agora nesse 3 mês estou quase desistindo de meu tratamento. O colete faz muito calor e é bem desconfortavel pois coça. Vendo aqui os vários depoimentos de pessoas que estão em uma situação pior do que a minha, decide que vou continuar o tratamento e dar o melhor de mim para melhorar. Agradeço a todos que contaram suas histórias aqui pois foi apartir delas que tomei a iniciativa de usar o meu colete e fazer os exercícios recomendados pelo médico. E boa sorte a todos! Beijos. Muito obrigada mesmo, fiquei impressionada com as histórias contadas aqui nos comentários.

  38. vanessa says:

    Olá Camila, Fizeste cirurgia?? Meu irmão está mto perto de fazer também, ele tem 14 anos e descobriu ah cerca de ano e tal que tem cifoescoliose…

    Que me pds dzr sofre a cirurgia??

  39. juliana says:

    ooi Camila tenho 16 anos agora,descobri q tinha escoliose aos 13 e acho q por muito medo por vergonha e até msm imaturidade nao usei o colete de correçao,agora com minha vida social como de muitos jovens nessa idade esta bem mais movimentada e eu sou uma jovem muito vaidosa muito comunicativa,porem insegura,estou sofrendo imensamente com o desenvolvimento do meu problema eo fato de existir uma deformaçao tao evidente aos melhos olhos ;por enquanto…eu gostaria muito de saber qual foi a sua reaçao ao perceber seu problema?e como vc lida com isso hoje em dia?
    muito obrigada CAMILA pela oportunidade de desabafo,e espero q sua vida seja muito mais feliz do que a minha se encontra no momento!

  40. giorgia says:

    oi Camila… eu fiz a cirurgia de escoliose coloquei 14 pinos e 2 hastes, mas ainda sinto dores, estou com 1 ano e 3 meses de operada, queria saber de vc quanto tempo vc fez e sobre a sua recuperação quanto tempo demorou ???

  41. barbara machado says:

    ola querida camila e a todos que visitam e procura esse blog como forma de dividir ou ate mesmo ajudar as pessoas com esse infeliz problema a “escoliose”,bom eu descobrir a minha aos 17 anos(os meus pais nem se quer notaram o meu problema,algumas pessoas ate falavam “olha a barbara parece ter um desvio na coluna!”,mas a minha mae coitada,tinha muito mais problemas do que uma simples curvatura na minha coluna).Apois longos anos com o carinhoso apelido de o corcunda de notre dame eu resolvi procurar um medico que me disse sobre essa doenca,e imediatamente me deu as opcoes que tinha:cirugia,natacao ou o colete,me dizendo ate que se eu penssase em engravidar pioraria ainda mais o meu problema.Acreditem eu chorei por varios motivos e sair da sala do medico pensando como iria resolver o meu problema se nao tinha grana para nenhuma das tres opcoes!.foi entao que olhei para tudo a minha volta e vi muito mais coisas que o “S” da minha coluna,e os apelidos que as pessoas me davam,procurei ver diante de mim que lamentar nao iria me ajudar,parar de ir as ruas porque as pessoas iria reparar que eu nao tinha uma postura ereta tambem nao era uma boa solucao(entao usava sempre uma boa e velha cara de pau para reagir aos comentarios dessas pessoas infelizes que nao enchergam outras coisas ha nao ser os defeitos do outros! ,sempre que diziam:oh voce anda encuvarda como um corcunda,ou fica certa!como se eu quisesse estar com uma postura errada!!!)Eu simplesmente sorria e ate comfirmava rindo,claro que aquilo me afetava!,mais eu nao nunca demostrava ou se quer perdia meu tempo tentando explicar.hoje tenho 26 anos e ate tive um filhinho que as vezes por eu ser baixinha e ate ter esse problema dificulta carrega lo e ja sinto dores nas costas,o meu atual marido se sente encomodado com a minha postura(outra coisa que tenho que aturar!),mas ate isso eu nunca tive problema para arrumar namorado,entao eu disse pra ele que se ele ver isso como um problema serio em mim que ele fique a vontade pra escolher uma outra mulher!!!.agora estou pensando em ir ver um medico saber mais,buscar novas solucoes que nao seja uma brusca cirujia!,pois nao quero sofrer com dores ou dar nenhum tipo de trabalho a niguem amanha por uma coisa que eu poderia ter tratado melhor agora(mas mesmo assim ainda verei o meu caso apenas como um acaso!,o meu corpo e curvado nao sei como e nem porque mas em meus olhos haverar sempre um problema pior que esse meu,gracas a deus eu enchergo eu falo eu ando nossa deus me da tantas coisas nessa minha vida!!!,e se eu tivesse oportunidade de usar um colete antes ou fazer uma operacao qualquer coisa assim,eu diria sem duvida pra deus:que seja feita a vossa vontade jamais a minha vontade!eu so o agradeco por me da escolhas!).obrigada camila por essa oportunidade de por isso pra fora e muita sorte pra voce hoje e no seu lindo futuro bjs.BARBARA MACHADO

  42. Fran says:

    Bom Dia,

    Eu descobri que tinha escoliose com 11 anos, minha observou que as minhas blusas ficavam tortas, as saias ficavam estranha no meu corpo, depois daquele dia minha vida se transformou em um tormento, em plena adolescencia acabei me tornando uma pessoa rebelde, odiava o jeito que as pessoas me tratava dizendo que eu não podia fazer nada, por causa da minha coluna , um horror, detalhe minha mãe descobriu e já me levou pro médico e já era caso cirurgico, como assim uma coisa que eu descobri ontem e fez a minha vida dar uma volta de 360º, foi totalmente frsutada, e as pessoas perguntando o que eu tinha, aff, odiava, eu moro em uma cidade no interior de são paulo, ja me transferiram pra Rio Preto e de la para Ribeirão, fiquei 5 anos na fila, até o dia que eu operei, 8 horas na sala de cirurgia e a primeira ida minha ao banheiro observei que o meu osso estava la do mesmo jeito, a pior frustração da minha vida, mas tudo bem me recuperei bem, usei aparelho após e hoje faz 4 anos que operei, faço tratamento com psicologo, e vou colocar silicone, consequencia da escoliose, mas Graças a Deus hoje estou bem e vivendo normalmente e muita gente nem sabe que eu tive escoliose. Bjokas Fran Evangelista

  43. Lane says:

    Eu tenho escoliose desde os 10 anos, nessa fase o médico me passou um colete HORROROSO pra usar, acho que se eu tivesse usado eu teria morrido de depressão, eu ficava imaginando como a minha vida social seria destruída com aquele trambolho, descobri que existem centros espíritas, onde certos espíritos entendidos de cirurgias e curas realizavam cirurgias espirituais nas pessoas que mandassem uma carta ao centro, mandei minha carta e fiz duas cirurgias espirituais, minha escoliose que estava em 30º diminuiu para 20 e depois na segunda cirurgia espiritual diminuiu para 15º, parece milagre, mas eu alcancei isso com minha fé em Deus, não precisa ser espírita, saibam que idependente de qualquer coisa, os espíritos que fazem isso são elevadíssimos, verdadeiros anjos, não vão fazer nada de mal com vocês! Mas eu sou muito desleixada com exercício físico, não fiz o pilates, pois tive uma depressão que me tirava toda a vontade de sair de casa, ia apenas pra escola, tinha minha vidinha social normal, legal assim sabe, mas eu sofria muito, me curei da depressão e minha escoliose deu uma pioradinha por culpa minha, hoje tenho 14 anos, fui no médico e ele me disse que eu só deveria fazer cirurgia se piorasse muito, ele ficou pensando que eu fiquei melhor por causa do colete (porque se eu contasse a verdade não ia pegar bem) e ele mesmo assumiu que muitas vezes a coluna volta a ficar torta mesmo depois do colete, vou fazer pilates, mas nunca tive dor nenhuma ,nem quando eu tinha 30º de curvatura. Só digo a vocês que façam os exercícios de pilates, rpg, cuide da sua postura, de verdade se eu tivesse feito isso minha coluna tava bem melhor, mas minha preguiça infernal não deixou. Meu médico, muito bom por sinal, me disse que eu tenho a mesma probabilidade de ter hérnia de disco que qualquer pessoa de coluna normal e que o que acontece é que eu possa sentir alguma dores quando eu ficar velha, mas que é pra eu me cuidar e se minha coluna entortar tipo que 10º por ano que eu vou precisar de cirurgia, mas se estabilizar e so aumentar um pouquinho a cada ano, depois que eu já tiver uns 20 anos, que eu escapo da cirurgia. Efim, busque a fé independente da tua religião, quem for corajoso use o colete, mas quem sabe que não aguentaria usar aquilo pense em métodos alternativos como eu fiz, meu caso foi meu milagre! GRAÇAS A MINHA FÉ!
    Pra quem quiser o endereço do centro que eu mandei a carta aqui está:
    Templo Espírita Tupyara, Rua Luiz Bezerra, 116, Rio de Janeiro, RJ, cep 20710160, tel (21) 25813399/25813499.
    PS: MANDE A CARTA COM NOME, IDADE, ENDEREÇO, CEP E DESCRIÇÃO RESUMIDA DO PROBLEMA, NÃO ENVIAR EXAMES, NEM RADIOGRAFIAS, NEM FOTOS, mande junto se puder outro envelope junto com a carta que voce ta mandando, já selado e com endereço para resposta.
    VAI COM FÉ MEU POVO !
    BEIJOOOOES NOS CORAÇÕES DE VOCÊS!

  44. daniel says:

    tenho 42 graus!e quero operar,alguem mi ajude aé!

  45. daniel says:

    tenho escoliose com 42 graus,vou operar no sei quando!me add ai no msn,quero saver mais coisas!

  46. daniel says:

    oi,meu nome é daniel tenho 19 anos hj,descobrir minha escolios com 18 ja tarde :( sou de familia pobre e por isso meu medico pedi para fazer exames e tals,tem uns q dar pra fazer…..hj eu tenho 45* graus e minha familia no quer q eu no operi :( oq é que eu faço??:|… gente entre em contato comigo danieljoey666@hotmail.com

  47. amanda says:

    descobri que tinha escoliose com 11 anos de idade, quando fui ao médico ele disse que eu já precisava fazer a cirurgia, mas a cirurgia estava 50 MIL REAIS, como eu conseguiria esse dinheiro? o negócio foi ir para o SUS, fiquei quase 5 anos na fila esperando para operar, quando chegou o dia, eu já estava com 15 anos, fiz duas consultas e marquei a cirurgia, foram 7 hrs de cirurgia, 2 dias na UTI e 5 dias no quarto, na uti eu n reclamada de dor, pois tinha remédios fortes que eles me davam, mas quando fui pro quarto, eu n conseguia dormir, pois a dor era mt forte, eu fiquei 3 dias sem andar e eu já estava desesperada achando que n poderia mais andar, mas nada a ver, foi tranquilo, fiquei andando de cadeira de rodas no hospital por 2 dias e logo depois já estava andando normal, a cirrurgia melhorou mt a minha postura, claro que se eu prendo o cabelo aparece o problema, mas como nunca fui fã de cabelo preso, só uso ele solto, ninguem diz que tenho escoliose, quando eu digo as pessoas ficam surpresas. o único problema agora são os seios que são um maior que o outro né? dae tenho que usar sutiã de bojo, mas agora que estou com 18 anos vou colocar silicone pra me sentir melhor. Hoje 4 anos depois da cirurgia posso dizer que estou mt feliz e me sentindo mt melhor, só falta o silicone haha. aconselho a galera que tá com medo da cirurgia a fazer, eu fiquei com mt medo, cheguei no hospital CHORANDO mt, mas hj agradeço a todos os meus médicos, agradeço mt a DEUS, a meus pais, amigos e todos que me ajudaram a me sentir melhor.

  48. diana says:

    ola eu chamo.me diana caçador e sou de sao miguel açores camila eu descobri ke tinha escoliose aos 12 anos eu foi ao medico saber o ke eu tinha . o medico dizia ke eu tinha a coluna trosçida e ke nao valia apena ser o perada pk eu ia ficar sem andar e ke eu nao podia ter finhoa , nesse dia eu sai do consultorio e fui para casa e eu so pensava no ke ele me dia e eu so chorava pk eu nao podia ficar assim . ao passar de idade eu keria saber mais sobre o meu caso .markei uma comsulta ao medico fernando carneiro , fix um rx e foi ai ke descobri ke tinha escoliose o medico dixe-me ke tudo o ke eu lhe dixe ke era mentira e ke a unica solusao era ser operada . eu nunca kis ser operada levei uns anoxa ssim a nunca keres ser operada . ja fui vista pelos medicos de comtinete , luis seabra etc.. e continuava a numca keres ate um di eu fui ha comsulta e dixe si eu kero ser operada o medico axou bem a minha desizao . agora tenho 20 anos e sou ha espera para ser operdada , o medico fernando dixe ke eu tinha ke ser vista pelos medicos de comtinete outra vez e so ai ke eu sou ser chamada . ele dixe ke era em fevereiro. mas eu tenho muito medo pk se nakela 8 h de mesa se eu fico sem andar . e se me acomtese alguma coisa , eu tenho muito medo e se eu fico pior eu estou desesperada nao sei o ke fasso . o meu namorado tem me apoiado muito ele e ke me tem dando muita forsa . eu tenho muito medo se fico pior . porfavor ajudem -me

  49. diana says:
  50. ana "Luna" says:

    ola diana! eu tambem tive escoliose, era grave e tive mesmo de ser operada ou quando chegasse aos 20 ja mal andava e respirava, nao tive grande escolha e nao pude evitar isso, nao pensei muito no que tinha para fazer. claro que tive medo, houve um medico que me disse que ia morrer ou ficar paraplegica :S caramba eu tinha 14 anos e isso nao se diz a ninguem da maneira como ele me disse a mim. entao fui a outro medico para evitar as listas de espera e fui operada em 2006, tive +- uma semana no hospital, 3 dias sempre na cama e depois pude me levantar e andar, foi muito mai mas quando tudo passou tive a certeza de que fiz a coisa certa. hoje estou a recoperar de outra cirurgia á coluna, tive uma rejeiçao tardia, tinha 5% de probabilidade de isso acontecer e claro que tinha de acontecer lol. desta vez tive so 2 horas no bloco e tirando os pontos que me limitam um bocado o movimento posso dizer que estou bem.
    nao tenhas medo, o pior que pode acontecer é teres de viver sempre assim e isso piorar e perderes a qualidade de vida que agora ainda tens.
    a minha vida nao é grande coisa, nao tou muito motivada para seguir em frente desta vez mas estou viva, tenho de enfrentar e começar uma nova fase que so pode trazer coisas boas, ja nao tenho nada que me trave certo?! e tu tbm nao vais ter depois… as coisas mas da operaçao, passam com o tempo

  51. sabrina says:

    ola tenho 18 anos e fiz raio x e no diagnostico que radiologista deu é que eu estou com desvio na coluna dorsal e a cervical . eu nao sei o que e isso mas eu vou passar no clinico geral pra ver o que é.tenho um pouco de medo pq o meu pai falou que eu vou ter que operar.to com um pouco de medo ma se for essa a solucao para acabar com minhas dores eu arisco a cirurgia pq nenhum remedio esta resolvendo as dores… bjsss sabrina .
    Varginha,04 de marco de 2011

  52. Shirley says:
  53. Shirley says:

    Olá. Minha folha tem apenas 9 meses de idade e decobrimos que ela tem escoliose congênita evolutiva. Meu Deus que susto. eu gostaria de saber com quantos anos você descobriu seu problema e também qual é a idade miníma para se fazer esse tipo de cirurgia. Procuro informação de todos os lugares possíveis. Se algém tiver informação por favor me ajude. Um beijo pra você.

  54. beth says:

    Olá… tenho 23 anos descobrir minha escoliose aos 13 anos.Tinha na època 40 graus de curva usei o colete dois anos e meio, sofri muito com ele tenho marca no corpo ate hoje… sinceramente nao acho que vale a pena optar por este metodo pois a minha experiencia nao foi satisfatoria; pois diminuiu apenas 2 graus.
    Desde os 17 anos que nao vou mais ao medico, mas agora vou casar e penso em ter filhos entao voltei a preoucupar de novo… vou ao medico na semana que vem se for preciso vou fazer a cirurgia nao por mim pois convivo normalmente com a escoliose nao sinto dores neuhuma e pelo fato de ter cabelos longos sempre uso solto passa despersebido pelas pessoas…mas vou fazer pelos meus futuros filhos pois ser mae e um dos meus maiores sonhos e por isso sou capaz de qualquer sacrifricio,ate mesmo vencer o meu medo!!! quem quizer compartilhar informaçoes sobre o assunto meu email e : elisabetedias87@hotmail.com estou a disposiçao.thau… beth

  55. claudiane says:

    Bom dia.

    Gostaria de tirar uma duvida,pois tenho cifoescoliose idiopatica adquirida na adolescencia,e gostaria de saber se posso engravidar,pois tenho 28 anos e tenho o sonho de ter filhos,mais ate agora n’ao conseguir engravidar,voce poderia me tirar essa duvida

    aguardo a resposta

    desde ja deixo meu agradecimento

    Claudiane

  56. felipe says:

    quanto custa a cirurgia de escoliose ?

  57. silvia says:

    Tenho uma irmã com escoliose cifose 90 graus, precisa de cirurgia. Gostaria que alguemme dissesse como foi a cirurgia e o Pos operatorio.Que Deus abençoe a todos.Minha irmã tem 15 anos.

  58. adrielle says:

    oi camilinha, meu nome é adrielle, tenho 20 anos e desde os 11 convivo com a escoliose, já fiz três cirurgias por que as duas primeiras não foram suficientes para reduzir minha escoliose, que já chegou ater 77 graus, com apenas 14 anos eu já rea bastante tortinha e inclusive, passei por situações de alto preconceito por conta disso, hoje levo uma vida quase normal, já que quem faz cirurgias deste tipo não pode pegar em peso, praticar alguns esportes, etc…sabe, o que eu quero te dizer é que, mesmo que as pessoas riam de vc por que vc usa colete, ou gesso, não ligue. Oimportante é que vc está se cuidando para que um dia tenha uma vida melhor e mais saudável.

  59. Adriana says:

    Oi, tenho 22 anos descobri que tinha escoliose com 11 anos, procurei medicos que pudessem pegar meu caso,pois o grau da escoliose já era alto e moro em uma cidade pequena sem suporte para esse tipo de problema. Então fui em um medico em piracicaba que disse que meu caso era cirurgico, me encaminhou pra unicamp fiz duas cirurgias quando tinha 14 anos, coloquei 11 pinos e 2 hastes. A escoliose estabilizou e estou muito bem graças a Deus.

  60. Camila says:

    Olá Camila, meu nome tbm é Camila, tenho 16 anos e tenho escoliose sofro muito com o preconseito, e náo vejo ahora de faser a cirugia, tenho 51 graus, mas deve ter aumentado, ja fiz dua vezes isames pré operatorio mais ate agr nao fiz a cirugia. Náo vejo a hora de fazer e amenisar o desvio que tenho..

  61. Mayara Sansone says:

    Oi meu nome é Mayara eu descobri que tenho escoliose há uns 7 anos atrás quando estava na terceira serie e como a maioria das crianças era mto muleka e nunca me preocupei, na época tinha 21 graus e comecei a fazer fisioterapia porem alguns anos depois vi q só tava aumentando pois eu já estava com 31 graus, então mudei de fisioterapeuta e comecei a usar colete tbm, diminuiu para 28 graus mais depois aumentou p/ 36, e mes passado eu fui consultar um cirurgião de coluna e qdo ele mediu meus exames viu q ñ era 36 graus e sim 45, eu fiquei com tanto medo.Agora ele pediu um novo raio x e eu fiz sabado passado e to esperando o resultado do exame só q ñ consigo parar de chorar tenho muito medo de ter realmente aumentado o grau e eu ter de fazer a cirurgia o medico me disse q é mto arriscada e eu posso ficar em uma cadeira de rodas, e o pior é q a culpa é toda minha eu quase nunca uso o colete por vergonha e incomodo, nem faço os exercicios posturais em casa por preguiça. Eu to morrendo de medo !! eu fui tão burra me arrependo tanto pena q agora pode ser mto tarde !! Eu to me sentindo tão sozinha, tão pequena e insignificante!!

  62. Camila says:

    Ei pessoal, td bm?
    Meu nome é Camila, tenho 22 anos. Operei há mais ou menos 7 anos. Tive escoliose Lombar, 45º.
    Tive medo, muito medo mesmo. Usei o colete por 2 anos. Mas graças a Deus, minha cirurgia foi um sucesso! Hoje faço de tudo, tenho uma vida normal (só para amarrar o cadarço do tênis é que há um certo probleminha! rsrrs…Brincadeira!!). Quem quiser saber, na íntegra, como foi, me add no msn: milagex@hotmail.com
    Fé em Deus galera!!!
    Bjos!

  63. Sabe amamentar o seu recem-nascidos? says:

    Sabe amamentar o seu bébé?…

    [...]Viva Camila » Escoliose[...]…

  64. Pamela says:

    Oi gente, tenho 23 anos e nasci com escoliose devido a problemas de gestação da minha mãe. Não foi fácil. Passei a minha infância inteira usando coletes e indo a Belo Horizonte, no Hospital da Baleia, fazer tratamento. Como toda criança, não gostava de usar colete, porque ele era grande e muito chamativo. Por isso, muitas vezes dei birras e me negava a usá-lo. Fui uma criança mimada. Quando estava na oitava série, meu médico resolveu me operar. Tive muito medo, mas isso é uma insegurança normal. Toda cirurgia assusta, hoje vejo como fui boba. A cirurgia foi um sucesso. Em menos de dois dias já estava em casa. Claro que dói, mas é momentâneo. Hoje nem lembo da dor. Levo uma vida normal. Minha coluna, devido a falta de uso do colete depois da operação e a falta de postura, ainda tem uma curvatura. Vou reiniciar o tratamento, vou começar a fazer natação e tentar melhorar minha postura. Para as crianças, aconselho a usar o colete, ele ajuda sim. Se for preciso cirurgia, tentem sem medo. Hoje, a medicina é muito moderna e os recursos são muito maiores do que na época que fiz. Muitas vezes me perguntei: poxa, por que eu? Nunca descobri a resposta, mas em vista de muitos outros problemas que as pessoas enfrentam esse ainda é menor. Aconselho a fazer tudo o que o ortopedista sugerir, eu poderia ter me curado completamente, mas fui infantil. Ouçam os pais de vocês, eles sabem o que dizem. Agora, pode ser chato usar, mas lá na frente é bem pior…Abraços e boa sorte

  65. Pamela says:

    Gente, desculpa, falei que operei na oitava série, mas foi na quinta, aos 11 anos. Tem tantos anos que nem me lembro direito. Quando fui operar meu médico disse que a cirurgia poderia perfurar o meu pulmão. Ele está intacto até hoje, a não ser quando tenho crises de asma, brincadeira. O acompanhamento de um bom profissional é fundamental. Como sou mineira, tratei em BH. O tratamento foi excelente, o Hospital da Baleia é referência nacional na área ortopédica e se não me curei completamente foi por culpa minha.

  66. Erica Conceição Felix says:

    Oiiiiiiiiiiii meu nome é Erica tenho 22 anos e operei já a dois meses de escoliose,tive que operar 2 vezes.To em casa vai fazer 1 mês e to achando tudo estranho,meu corpo.A curvatura diminuiu muito mais ficou ainda um pouco alto.Eu operei no INTO é lá é um hospital de primeira.Deus me enviou pro um lugar maravilhoso com pessoas como anjos.bjos

  67. walisson says:

    Oie Camila!!!!!meu nome é walisson e tenho escoliose a uns 8 meses,,eu descobri q tinha a pouco tempo,devido umas dores q sentia nas costas e nao sabia o que era,mas graças a Deus ainda esta no começo,mau da para perceber vou ter que fazer fisioterapia e tenho fe em Deus que vou ficar bem e espero que ele te abençoe e te der muitas alegrias em sua vida bjs>>>.

  68. gracilda says:

    olá camila tenho uma sobrinha de 13 anos e ha um mes descobriu a escoliose,minha irma esta indecisa quando a cirurgia,se libera ou não nos ajude vc fez a cirurgia,como vc esta depois quais foram os riscos vc ficou com sequelas bjus fica com Deus

  69. Jaqueline says:

    Olá Pessoal,

    Não sabia que tantas pessoas assim sofriam com esse mal, sou operada de escoliose e minha cirurgia foi um sucesso….Na época tinha 14 anos hj tenho 24, nem lembro q sou operada e tenho platina em toda coluna, operei em Curitiba, no hospital Pequeno príncipe, o médico Carlos Eduardo(se não me falha a memória) meu ídolo…nem cicatriz direito ele deixou, deu pontos internos, minha costa que era motivo de vergonha e chacota está linda, quem não sabe nem percebe…Só tem uma pequeníssima diferença no superior direito, quase imperceptível pq não usei o colete pós operatório direito…Tirava com vergonha do namorado….O arrependimento, estaria melhor ainda…..

    Sobre a cirurgia….É bem dolorosa, tomei morfina por uma semana no hospital para aguentar a dor…. Depois foi melhorando…Demorei uns 15 dias para começar a sentar na cama….Mas valeu cada minuto….Hj sou feliz, tenho uma filha linda que tive aos 19 anos de parto normal…E sou casada com o namorado do colete….

    Boa Sorte a todos!!!!! Se tiverem dúvidas podem me mandar email…..

  70. Jaqueline says:
  71. Thainá says:

    Oi camila, meu nome é Thainá tenho 15 anos, tenho escoliose desde que comecei a andar, mais só vim perceber que tinha quando tinha 14 anos, segundo o meu ortopedista com o uso do colete até 6 meses corrigia mais eu tenho medo, pois além de ser desconfortavél eu ainda não voltei pra ele pra saber o colete corrigi mesmo tenho escolar dorsal lombar, sofro mt com o preconceito já me chamaram até de alejada .. não o que faço se uso ou se não, vc poderia me ajudar?

  72. nayara says:

    oi camila, meu nome é nayara e tenho 13 anos. eu tenho escoliosee devo fazer a cirurgia, ela estar marcada para 2 semanas e estou morrendo de medo será q vc poderia me dar dicas de como manter a calma n conto q estou com medo para os meus pais e meus migos não entendem o que é e como devem agir espero q vc possa me ajudar. parabens pela luta,obrigada

  73. O Dia Melhora Só Quando A Noite Aparece – ForoGeek says:

    [...] tinha quando tinha 14 anos, segundo o meu … vivacamila.com.br/2007/08/25/escoliose – ver A Moreninha – Joaquim Manoel de Macedo Caramba eu trabalho o dia todo, estudo à noite [...]

  74. O Dia Só Melhora Quando A Noite Aparece – ForoGeek says:

    [...] tinha quando tinha 14 anos, segundo o meu … vivacamila.com.br/2007/08/25/escoliose – ver PS3 Fórum –¢ Visualizar Tópico – [Tutorial] Instalando o Yellow … [...]

  75. ortopedia online says:

    ortopedia online…

    [...]Viva Camila » Escoliose[...]…

  76. larissa prado says:

    eu tbm tenho escoliose teho hj 17 anos descobri aos 13 anos tenho 60grus de curva faço tratamento na unsp de botucatu no inicio os medicos falaram q eu ia fzr cirugia em 6 meses estao acompanhando meu caso a 4 anos na minha ultina consuta q foi em janeiro 0012eles passaram nataçao fas 8 meses q eu estou fanzendo nataçao a 8 meses tenho retorno dia 31 de outubro eles tambem pediram resonancia vou fzer dia 9 de outubro estou colocando tudo mas maos deus ah meu nome e larissa q deus esteja com todas nois

  77. manualidades says:

    magnificent points altogether, you simply won a new reader.
    What might you suggest in regards to your publish that you
    just made some days in the past? Any sure?

  78. ignacio kassis us says:

    Hmm is anyone else having problems with the images on this blog
    loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the
    blog. Any feed-back would be greatly appreciated.

  79. publicize says:

    Hi there, I enjoy reading all of your article. I wanted to write a
    little comment to support you.

  80. Encontre Emprego Hoje says:

    Someone necessarily lend a hand to make seriously articles I would state. This is the first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the research you made to create this actual put up incredible. Fantastic process!

  81. senasofiaplusedu,www.senasofiaplus.edu.co,sena sofia plus says:

    hola acabo de enterarme de tu blog y la verdad es que me parece muy bueno no sabia de mas personas interesadas en estos temas, aqui tienes un nuevo lector que seguira visitandote quincenalmente.

  82. discos duros says:

    Just want to say your article is as amazing. The clearness on your put up is just spectacular and that i can suppose you are a professional in this subject. Fine along with your permission let me to seize your feed to stay up to date with forthcoming post. Thanks 1,000,000 and please keep up the enjoyable work.

  83. Onita says:

    That could be an awesome blog page, thanks a lot in
    this. I would in order to yahoo with regard to a number of time to look for this specific
    decide to put.
    I actually hate whenever each time I yahoo intended for articles
    and reviews that will take a look at I generally get hold of
    pointless articles or blog posts and a whole lot trash.
    Anyone evidently opt for attention with all the junk mail in addition to continue to keep your website clean
    up as well as high-quality. Can you have any tips intended for my very
    own weblog?

  84. Lady Sandra Costa Investiture and Gala Dinner says:

    Asking questions are in fact fastidious thing if you are not
    understanding anything entirely, however this post gives fastidious understanding even.

Leave a Reply